Taça EAS Sub 9 em Corroios

Dia passado dia 30-03-08 foi realizado mais um encontro entre as EAS da região da grande Lisboa, no escalão de Sub 9 (nascidos entre 1999 e 2000). Estes encontros permitem que os atletas EAS possam competir com crianças da mesma idade e com quadros competitivos especialmente destinados ao sucesso de todos.

Nesta actividade, tal não sucedeu, especialmente na óptica da nossa academia houve imensos desequilíbrios em termos maturacionais que não permitiram jogos equilibrados, levando ao sucesso e insucesso excessivo de muitos. No entanto, este é um problema identificado e como tal, de possível resolução num encontro futuro.


Escola Academia Sporting Manique 2000 em Trajouce

Treinador: Prof. Carlos Pereira
Em baixo da esq para a dta: Rafael Moreira, Pedro Martins e Tiago Silva.Em cima da esq para a dta: Diogo Matos, Alexandre Jindrich e Duarte Cerenadas

A equipa de 2000 da Escola Academia Sporting de Manique, brilhou no campo do Trajouce, frente aos colegas do CIF. O resultado, embora positivo, é o menos importante na formação destes atletas. A nossa real vitória é, em situação de jogo e em vertente competitiva, confirmar a compreensão e aplicação por parte dos nossos atletas dos princípios de jogo aprendidos nas nossas sessões de treino, certificando-nos que estamos no caminho certo.

Taça Escola Academia Sporting Sub 7

Realizou-se no passado sábado em Sintra mais um encontro entre academias, onde atletas com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos puderam realizar vários jogos reduzidos de 3x3.

A EASManique fez-se representar com os seguintes atletas: Rafael Caldeira, Simão Fernandes, Pedro Guerra, Henrique Pereira, Pedro Vaz, Tomás Vaz, Gonçalo Alves acompanhados pelo Prof. Carlos Pereira.

A actividade foi positiva no sentido de ter proporcionado a muitos dos participantes a primeira experiência de aproximação à competição. No entanto, e na minha opinião pecou por ser relativamente extensa, aspecto que deverá ser corrigido numa futura oportunidade.

O objectivo para esta actividade proposto pela Academia foi adquirido, no sentido em que, os alunos apresentaram o conhecimento das regras do jogo e respeitaram os colegas e adversários.

Convívio Manique 01-03-08

Treinador: Prof. Carlos Pereira
Em Cima da Esq para a Dta: Diogo Reto, João Barrela, Hugo Lisboa, Tomás Nazário, Duarte Nazário, João Baptista, Rodrigo Almeida e Rodrigo Berto.
Em Baixo da Esq para a Dta: Nuno Ferreira, Paulo Mesquita, Lucas Estevão, Ruben Malta e Gustavo Cherione.

Numa parceria com o Prof. Bruno Lopes da Escola Salesiana de Manique, realizámos um encontro entre atletas do escalão de Escolas e Infantis. Tivemos assim a possibilidade de observar os nossos jogadores em situação competitiva e tirar daí as nossas conclusões avaliativas, de forma a estabelecermos objectivos de trabalho futuro.

Os atletas realizaram situações de jogo formal de 5x5 e 7x7. Em ambas as situações de jogo denotamos melhorias significativas no processo ofensivo, em especial na ocupação racional de espaços, com conceitos de largura e profundidade parcialmente adquiridos.

Contudo, no processo defensivo continuamos em défice, especialmente contra equipas com transições rápidas, é notável a dificuldade colectiva do cumprimento do princípio da concentração. Individualmente, embora já se observem algumas contenções bem realizadas, continuam a pecar nas coberturas defensivas.

Em suma, gostaria de agradecer à equipa convidada que revelou um óptimo desportivismo e tornou este encontro competitivo num momento desportivo agradável e onde todos puderam sentir o sucesso nas suas acções.
_
Escola Salesiana de Manique